AVES
OUTROS


Peixes
Os peixes são animais aquáticos, ectotérmicos, ou seja, dependem da energia de fontes externas de energia para controlar a temperatura corporal. A maioria possui o corpo coberto por escamas e apresenta membros locomotores em forma de nadadeiras. Respiram por meio de brânquias e são classificados em peixes ósseos e cartilaginosos de acordo com a constituição do esqueleto. Os peixes ósseos possuem opérculos protegendo as brânquias e os peixes cartilaginosos possuem pares de fendas branquiais.

Anfíbios
Os anfíbios também são animais ectotérmicos, apresentam pele fina, úmida e permeável, nas espécies em que os membros locomotores estão presentes, eles tem forma de patas. Muitos apresentam metamorfose em seu ciclo de vida, ou seja, um conjunto de transformações que ocorrem em indivíduos jovens (girino, possuindo respiração branquial) até atingir a fase adulta (respirando por pulmões e pela pele.

São classificados em 3 grupos: anuros (sapos, rãs, pererecas) possuem quatro patas e não possuem cauda quando adultos; Gimnofionos (cecílias ou cobras-cegas), possuem corpo alongado e não possuem patas; os urodelos (salamandras) possuem o corpo alongado, quatro patas e cauda.

Araneídeos
Esta classe de invertebrados faz parte do filo dos artrópodes, grupo que possuem a maior quantidade de espécies conhecidas e classificadas: cerca de um milhão. Apresentam esqueleto de quitina e apêndices articulados, durante o crescimento passam pelo processo de ecdise (muda). As aranhas possuem cores variadas, e, quanto ao tamanho, vai do quase invisível a olho nu até espécies de mais de 20 cm. Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc.



2013 - copyright Dr. Selvagem Medicina Veterinária para animais Silvestres e Exóticos | Todos os direitos reservados